quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Repintura e retoque no Cosmos mk kato model

Depois de algumas dezena de vöos as pedras da pista danificaram o profundor do Cosmos e eu resolvi consertar também a carenagem que havia sido ralada por conta do não travamento do trem.Comecei o reparo desengordurando o modelo todo com solução desengraxante(benzina).Com um pincel apliquei o  mesmo primer PU usado na pintura do modelo.



Depois de bem seco o primer eu apliquei massa plástica light para tirar o degrau deixado pela tinta



Lixei a massa plástica e retoquei novamente o primer com pincel.A razão pela qual eu uso o pincel é para que o primer penetre nos micro furos deixados pela massa plástica evitando assim imperfeições que possam condenar o acabamento.Depois de seco o primer eu o lixei com lixa da´gua 320 ou 400.


No profundor, eu primeiramente tirei com o estilete os pedaços de balsa impregnados com o combustível, passei o primer com pincel e apliquei a massa plástica light nas depressões.Neste caso, a necessidade de se usar o primer é para isolar a resina epoxi usada no acabamento e a massa plástica,pois,ambos são incompatíveis e o não isolamento com o primer acarretará no aparecimento de um "mapa" depois que o modelo for exposto ao calor do sol.    

O mesmo procedimento foi usado na correção de uma batida na fuselagem  causada pela carenagem que se soltou em pleno vôo.


Aqui vemos o profundor já com a segunda demão de primer que serviu para corrigir os riscos deixados pela lixa usada na retirada do excesso da massa plástica.




Aqui vemos os retoques feitos com a segunda demão de primer na parte de baixo.


Depois de lixado o primer,retoque-o novamente,mas agora com uma pistola de pintura para ter certeza que os reparos na pintura ficaram satisfatórios.


Caso ainda apareça algum defeito é hora de sana-lo,pois, não pense que a tinta ira cobri-lo.

Aqui o conserto da fuselagem já está pronto para receber a lixada final.

A lixada final deve ser feita com uma lixa 320 a 500 de  boa qualidade embebida em agua e sabão de côco

Posicionei a lixa para vocês poderem visualizar até onde eu vou lixar para fazer o retoque com o verniz.

Aqui eu usei a faixa preta para disfarçar o retoque e empapelei cuidadosamente para não entra no branco o que denunciaria a emenda do verniz.



O profundor totalmente lixado e desengordurado pronto para receber a tinta.

Como a área a ser pintada era pequena eu optei por usar uma pistola média com o leque aberto e uma pressão de aproximadamente 30 libras.



Aqui temos a ponta de uma das asas já pintada e envernizada. Perceba o spray fosco do encontro do novo verniz com o velho no meio da letra"K".A parte fosca que aparece na foto é na verdade a marca da lixa 1500 que eu recomendo o uso  em toda área a ser retocada.Jamais deixe o novo verniz ultrapassar a área lixada,pois,durante o polimento final um "mapa" aparecerá obrigando você a polir até atingir  a área lixada.Para se obter um retoque perfeito eu recomendo o uso de um produto chamado"blender para retoque"facilmente encontrado nas lojas de tinta que deve ser misturado ao verniz numa proporção de 5 a 10 por cento.




Espere o verniz secar por pelo menos 48 horas e com uma lixa 1500 com água e sabão de côco lixe toda a área retocada, tomando especial cuidado na emenda dos dois vernizes, o velho e o novo.Lixe até a emenda desaparecer por completo sempre atento  para não fura o verniz.Jamais coloque a área retocada sobre tecidos como toalha ou flanela,pois, o verniz que ainda não está completamente seco poderá ficar marcado pela textura do tecido.Eu normalmente uso papel manteiga sobre uma superfície macia de espuma ou papelão.

\Para puxar o brilho use uma massa de polir numero 2(branca) e por fim uma cera fina qualquer. Jamais, sob nenhuma hipótese use massa de polir numero 1(escura),pois.sua granulação ira riscar demasiadamente a pintura com efeitos devastadores.


Pronto!!!Simplesmente perfeito. Espero que a raiva que eu passei no passado com retoques desastrados não seja experimentada por nenhum de vocês. Forte abraço.