sábado, 7 de junho de 2014

Construçào do F- 16 da Pilot OK Model

Desde criança eu era apaixonado pelo F16 da Pilot OK model,mas nunca consegui comprar um,pois não só as taxas de importação eram impraticáveis como era muito difícil de achar o kit. O tempo passou e alguns dias atrás eu olhava o RC Universe quando achei um kit do F16 por um preço bem razoável. Após uma curta espera de 15 dias o kit já estava em minhas mãos e sem vacilar iniciei a montagem. Eu não imaginava que o kit era tão bom, todas as peças são perfeitas e a montagem levou apenas 10 dias.



    Comecei a construção copiando em fibra as peças de ABS que apesar de estarem perfeitas são sempre uma incógnita no que diz respeito a resistência. Simplesmente passei uma demão de spray de Carnaúba e laminei em seguida usando um tecido de 2" em contato com o molde e um de 6".





A fuselagem é toda construida sem cola, apenas armada e só então depois de nenhuma dúvida eu apliquei ciano.






Colei a peça de fibra e comecei a colar as varetas com ciano, a cobertura da fuselagem toda leva em torno de 1 hora e meia.




Construí então a barriga e optei por usar  trem retrátil, um opcional que já vem no kit. Eu escolhi  um trem elétrico para aviões de motor 15, que alem de funcionar super bem é extremamente fácil de instalar.


Com o trem devidamente posicionado comecei a fazer o chapeado usando as mesmas varetas do topo da fuselagem.


Recolhi o trem para chapear o contorno das rodas o que facilita em muito uma perfeita operação do trem sem nenhum contato indesejado com a fuselagem.


Com um lado pronto , copiei o contorno com papel...



... e o transferi ao outro lado para que as aberturas ficassem perfeitamente posicionadas.



O resultado é muito satisfatório.


Com a fuselagem armada eu parti para a construção das asas. A construção é rápida e fácil sem nenhuma dor de cabeça. Fiz o chapeado observando a angularão  do bordo de ataque e fuga, pois a não observância deste detalhe dificultaria  em muito o acabamento do lixamento  do excesso da madeira. depois de fazer os devidos ajustes nas emendas das chapas de balsa, eu as uni  com fita crepe segurando-as todas de um lado. Use o canto da mesa para aplicar a cola (use cola de madeira) as chapas , dobrando-as a quina da mesa  e expondo a área a ser colada e só então prenda o outro lado com fita crepe, limpe o excesso de cola com estopa e thinner ou álcool e deixe secar .



Depois de seco basta lixar com um taco de lixa com a granulação 150 e pronto o chapeado esta pronto para ser colado a asa.


Posicionei a  estrutura da asa sobre o chapeado e com ciano fiz a colagem de uma só vez.


Com um lado do chapeado fixado eu comecei a fazer o alinhamento da asa para receber o outro lado

Com uma caneta marquei o centro da nervura no bordo de ataque e no de fuga.



Fixei a asa sobre a mesa usando alfinetes sem cabeça para facilitar a retirada da asa depois de pronta.



Usei o paquímetro para medir com precisão a marca feita por mim até a mesa, fiz o mesmo no bordo de ataque.


Quando as distancias das marcas estavam absolutamente iguais no bordo de ataque e fuga eu colei um toquinho de balsa  com ciano para fixar a asa a mesa...


... fiz o mesmo no bordo de ataque.


 E na ponta.


Para alinhar o bordo de ataque e fuga basta posicionar uma régua de metal sobre a peça e com a mão esquerda pressionar os bordos(ataque e fuga) contra a régua e com a mão direita cole o toquinho fixando a asa a mesa. 





Colei alguns outros toquinhos para diminuir os espaços entre eles e evitar qualquer problema  com o peso dos sacos de areia.


Com a asa perfeitamente alinhada e fixa a mesa eu apliquei cola de madeira em toda a estrutura e espalhei a cola com os dedos para evitar excessos e áreas sem cola o que certamente causariam ondulações indesejáveis no chapeado.


Posicionei o chapeado já lixado e ajustado sobre a estrutura com cola e o segurei firmemente com fita crepe. 


Coloquei os sacos de areia sobre a asa e os acomodei com as pontas dos dedos fazendo com que ficassem perfeitamente adaptados ao contorno do aerofólio.



Esperei por algumas horas até que a cola secasse por completo e...


... e cortei os toquinhos para liberar a asa da mesa.


Com extremo cuidado puxei a asa até que estivesse completamente  livre e retirei os alfinetes.


Lixei o excesso de madeira do chapeado , a cola dos toquinhos e  colei as peças restantes da asa.


Uni as duas metades das asas e os colei a fuselagem como também os tocos de balsa da raiz da asa.


Com um lápis de riscar vidro (não use caneta esferográfica) fiz um risco central para esculpir o bloco de balsa igualmente dos dois lados. A razão de não usar caneta esferográfica é porque a tinta da caneta não ira desaparecer nem mesmo com o primer ou tinta preta.


A única modificação que fiz no kit foi construir um leme móvel, pois o modelo original tinha um leme fixo e eu não consigo imaginar voar um modelo sem leme. Agora é só pintar.