domingo, 27 de julho de 2014

Como fazer montante de servo em fibra.

Comece aplicando spray de Carnaúba em todas as peças usadas na fabricação do montante.


Catalise aproximadamente 30 gramas de resina e impregne o tecido a ser usado.


Posicione o tecido juntos a peça que servira de molde...


...prendendo-o firmemente. Para este montante de servo eu usei 7 camadas de fibra de carbono de 10 oz.

Espere secar por 24 horas e com cuidado bata no formão até que a peça se solte.




Agora é só cortar com um disco de diamantes e...





...pronto!!!














Acabamento e pintura do Cardinal da Graupner.

O único cuidado que devemos ter quando pintamos um modelo com áreas predominantemente plásticas é aplicar o promotor de aderência em plástico antes do primer e mesmo durante o processo de lixagem é recomendável retocar o promotor de aderência toda vez que o plástico for exposto. O resto é sempre a mesma coisa.


Inicie o acabamento aplicando massa plástica nas áreas onde há desnível e cortei com uma lamina de estilete na emenda com a massa ainda molhada como aqui na raiz da asa com a fuselagem. Os furos que você vê na peça de fibra foram feitos para facilitar a aplicação da massa plástica ou par retirar bolhas visíveis logo abaixo da primeira camada de fibra. Como é impossível determinar com precisão a profundidade das bolhas na fibra é recomendável que as tiremos para não corrermos o risco delas aparecerem com o modelo acabado e exposto ao calor do sol. Para tal, use uma broca redonda no Dremell.


Lixe a massa plástica com lixa 80.




Faça o trabalho pesado com uma lixadeira e os detalhes finos a mão.Aqui eu nivelei a fuselagem e a carnagem do motor com massa plástica e enquanto a massa estava ainda molhada usei um lamina de estilete para corta-la. Depois de seca cole uma lixa 150 a uma lamina de metal bem fina e lixe a emenda para dar um acabamento perfeito .



Aplique o promotor de aderência nas partes plásticas e o primer PU logo a seguir e espere secar por um dia.



Para fazer um perfeito alinhamento da peça de fibra sobre a asa, apliquei três camadas de fita crepe , passei a massa plástica e enquanto a massa ainda estava molhada retirei as fitas.




Aqui você pode perceber que o lado esquerdo da  asa ainda está bruto, com a massa plástica e a massa rápida sem nenhuma lixa e o lado direito já pronto para a pintura.



Para lixar os cantos das peças móveis eu utilizei um pedaço de chapa de aço bem fina com a lixa colada nela, deste modo você obtem um perfeito alinhamento sem criar aqueles indesejados abaulados.


  
A pintura do modelo seria fácil , não fosse o fabricante não ter fornecido no kit as dimensões das janelas. Para tal fui obrigado a procurar na net fotos do Cardinal em tamanho real e adaptar as medidas a olho para o aeromodelo que é ligeiramente mais alongado.

Depois de terminado um lado, fiz um molde de papel e transferi as medidas ao lado direito.






Pintei,envernizei e esperei por três ou mais dias até o verniz secar por completo para só então fazer a instalação do equipamento de rádio.



Pronto!!! Agora é só voar.