domingo, 7 de junho de 2015

COMO FAZER PREENCHIMENTO EM FIBRA DE VIDRO

Durante a construção de um modelo em fibra é comum nós nos equivocarmos e abrirmos em demasia a fibra. Para fazer um reparo é mais simples e rápido do que você imagina. Neste post eu conserto as aberturas na carenagem do meu T6 da Bridi.


Passe cera de carnaúba no papel e o recorte do tamanho exato do conserto e com uma fita crepe posicione-o no lugar desejado.



Catalise uma quantidade pequena de resina ,algo em torno de 30 gramas e adicione Aerosil até que se transforme numa pasta na testura de pasta de dente. Com uma espátula aplique a pasta por dentro da máscara de papel e logo em seguida lamine sobre a mesma o tecido de fibra de sua preferência.


Aqui você tem uma vista frontal do conserto. Caso esteja se perguntando o porque de eu tampar a entrada de ar a resposta é simples, a entrada de ar deve ser no mínimo DUAS VEZES MENOR que a saída de ar para se ter uma refrigeração do motor satisfatória,


Espere a resina secar por completo e use as máscaras de papel para fazer a abertura da fibra com precisão e só então retire as mascaras e dê acabamento. Aqui a abertura do furo da vela já pronto, lixado.


E o da saída do escapamento.







COMO FAZER MOLDES DESCARTÁVEIS.

Não é incomum termos que fazer apenas uma ou duas  peças em fibra, o que torna desnecessária a confecção de moldes em epoxy que levam dias para ficarem prontos. Um molde bem feito em massa plástica pode ser usado por várias vezes,cumprindo a mesma tarefa , mas consumindo apenas 20 minutos do nosso tempo. Aqui eu farei o molde para fazer em fibra as duas entradas de ar  do T6 da BRIDI que são originalmente em balsa, mas muito frágeis pelo fato de uma das peças estar posicionada na barriga do modelo, e que fatalmente seria batida ou amassada durante o transporte ou manuseio.Veja como é simples. 


Esculpa a peça que você deseja copiar em balsa, cole uma flange na base e na frente e preencha quaisquer espaços com plastilínea (massinha de criança).





Aplique uma farta demão de carnaúba.


Catalise a massa plástica e cubra toda a peça rapidamente,pois em grande quantidade a secagem é bem mais rápida.


Depois de apenas alguns minutos a massa já esta emborrachada e bem quente,é hora de retirar as flanges que se soltarão facilmente. Aproveite para tirar a plastilínea ,tomando cuidado para não danificar a peça.

Com o Dremel faça os furos que servirão de guia para a outra metade do molde. Este é um molde de duas partes pelo fato da entrada de ar ter um degrau que serve de aderência e a  extração da peça seria impossível se fosse inteiriço


Aplique carnaúba novamente, tomando especial cuidado com os furos de guia. Catalise a massa plástica e acomode em toda a área frontal do molde, Enquanto a massa catalisa, mas ainda está macia aproveite para cortar o excesso com o estilete.


Retire as flanges e com leve pressão dos dedos abra cuidadosamente o molde.


Agora é só retirar a peça de balsa e dar uma lixadinha com lixa 400 para apagar do molde as estrias da madeira que ficaram gravadas. 


Pronto,agora é só passar desmoldante e laminar a peça.










sábado, 6 de junho de 2015

COMO FAZER JANELA DE INSPEÇÃO.

Abrir janelas de inspeção pode ser mais rápido e prático do que você imagina,



Demarque a á rea a ser cortada com fita crepe e corte com o disco de diamante,


Aplique uma tira de fita crepe na parte externa da peça e passe desmoldante de carnaúba na interna,


Reposicione a tampa tomando especial cuidado com o alinhamento.



Corte o tecido que você deseja usar e impregne com resina epoxy levemente engrossada com aerosil, para evitar que escorra. Eu usei 3 camadas de tecido de 6 oz.


Com uma pinça posicione o tecido impregnado na área desejada,



Com um pincel acomode o tecido com movimentos lentos e retire toda e qualquer bolha de ar que possa haver.



Espere a resina secar por completo e faça os furos dos parafusos.


Com uma espátula ou estilete retire a parte externa de fibra .


Corte a fibra interna deixando material suficiente para o suporte dos parafusos e contato da tampa externa .

Basta dar uma lixadinha e....


Pronto,