terça-feira, 20 de outubro de 2015

COMPARTIMENTO PARA BATERIA NO ARROW DA MK KATO

O fato de eu ter escolhido um motor mais pesado que o sugerido pelo fabricante do aeromodelo, me obrigou a posicionar a bateria numa área muito atrás do centro de gravidade para minimizar a necessidade de usar muito lastro na cauda do modelo, equilibrar o CG e economizar peso morto. Veja como é simples.


Comecei passando carnaúba sob a fita crepe aplicada na fuselagem do ARROW e copiando-a fazendo um molde rápido com massa plástica.





Esculpi em isopor e laminei em fibra a caixa da bateria.



Marquei a profundidade desejada e com o disco de diamante fiz dois rasgos para passar as cintas de fita crepe que ajudam na colagem...





E colei-a com epoxy a fuselagem.



Cortei o excesso com o disco de diamantes e lixei com o taco de lixa.


Passei carnaúba ao molde e laminei seis camadas de tecido de 2 OZ, esperei por algumas horas e extraí a peça.


Posicionei a peça de fibra sobre a abertura e usando a transparência da fibra marquei o tamanho da tampa.




  

Depois de trimar a peça de fibra transferi-a ao aeromodelo



Fiz um rebaixamento de mais ou menos dois milímetros com o Dremel.


Passei uma demão de carnaúba a peça de fibra para não aderir a massa plástica.



Apliquei fita de dupla face a duas varetas de balsa e as fixei a peça de fibra para servirem de guia, evitando que a peça ficasse desalinhada com a fuselagem. Temperei então uma generosa porção de massa plástica e posicionei a peça de fibra no lugar apropriado e segurei tudo com fita crepe.



Depois de seca a massa, lixei com o taco de lixa e dei o acabamento final com mão.


Pronto! Agora é só fazer os furos e aparafusar os parafusos de sua escolha. Aqui foram usados parafusos de cabeça chata da BVM(Bob Violett Models).