domingo, 30 de outubro de 2016

Acabamento e pintura do Arrow Mk Kato






Graupner Delta X 1200

Este foi sem dúvida o mais difícil de achar kit da Graupner que eu comprei. Durante todo o tempo que procurei, quase 35 anos,este foi o único kit do Delta que encontrei. O modelo já havia sido iniciado e pelo que tudo indica o seu primeiro dono não era lá muito familiarizado com a construção de aeromodelos, o que me obrigou a perder considerável tempo reparando falhas na construção. As falhas são basicamente arredondamento em cantos que requerem quina viva,percebidos por acumulo de massa plástica que usei para repara-los. O restante do kit estava em seu estado original,o que foi um prazer construi-lo. Aproveitem !!!



 



  


J


 



A única alteração que fiz no kit foi fazer o leme móvel , pois não consigo nem imaginar voar um aeromodelo sem a atuação do leme. A fixação do servo foi feita com fita dupla face e o horn de fibra de carbono foi feito por mim.













Perceba a enorme quantidade de massa plástica usada para reparar os erros de lixa do dono anterior do kit.





Para fazer colagens de grandes áreas que necessitem muita cola e agilidade,  para não deixar  secar a cola, eu geralmente utilizo uma seringa de injeção com um bico aplicador feito de push road aquecido a forma que eu desejar, como aqui na asa em delta deste modelo .


Para evitar que a asa se mova e cole na posição errada, eu fixo alfinetes em pontos estratégicos e ainda uso fita crepe para garantir.

Depois de tudo fixo ao lugar certo,certifique-se que não fique excesso de cola, pois o epoxy é muito duro de lixar depois  de seco, para tal, utilize uma espátula ou uma ferramenta de mesma utilidade para fazer a remoção do excesso da cola.



Construi a barriga do modelo que é basicamente simples, composta de cavernas e blocos de balsa arredondados. Perceba  a enorme quilha que protege o hélice.


Aqui o modelo já pronto sendo fibrado para receber o acabamento. É importante fibrar um modelo desta idade , pois a balsa estará certamente ressecada e inevitavelmente ira rachar, caso não seja reforçada pela fibra. Algumas gramas a mais que evitarão uma enorme dor de cabeça no futuro.










Jetco Cessna 170


Este é um kit da Jetco dos anos 60 que comprei na Ebay por volta de 1999 e construido pelo meu querido e saudoso  amigo Solon Ribeiro. O modelo foi concebido originalmente para voo livre, mas com os modernos equipamentos de rádio,optei por faze-lo radio controlado.Como sou fã dos motores a explosão,optei por um motor 0-49 ao invés dos elétricos.



Como minha principal preocupação é sempre resistência ,optei por entelelar com Oracover com tecido, não o plástico. Apliquei promotor de aderência em plástico com agente flexibilizante para não trincar o primer e pintei normalmente, o que obviamente deixa o modelo bem mais pesado,mas livre de qualquer reparo no futuro.