Desde criança eu era apaixonado pelo F16 da Pilot OK model,mas nunca consegui comprar um,pois não só as taxas de importação eram impraticáveis como era muito difícil de achar o kit. O tempo passou e alguns dias atrás eu olhava o RC Universe quando achei um kit do F16 por um preço bem razoável. Após uma curta espera de 15 dias o kit já estava em minhas mãos e sem vacilar iniciei a montagem. Eu não imaginava que o kit era tão bom, todas as peças são perfeitas e a montagem levou apenas 10 dias.
Comecei a construção copiando em fibra as peças de ABS que apesar de estarem perfeitas são sempre uma incógnita no que diz respeito a resistência. Simplesmente passei uma demão de spray de Carnaúba e laminei em seguida usando um tecido de 2" em contato com o molde e um de 6".
Comecei a construção copiando em fibra as peças de ABS que apesar de estarem perfeitas são sempre uma incógnita no que diz respeito a resistência. Simplesmente passei uma demão de spray de Carnaúba e laminei em seguida usando um tecido de 2" em contato com o molde e um de 6".
A fuselagem é toda construida sem cola, apenas armada e só então depois de nenhuma dúvida eu apliquei ciano.
Colei a peça de fibra e comecei a colar as varetas com ciano, a cobertura da fuselagem toda leva em torno de 1 hora e meia.
Construí então a barriga e optei por usar trem retrátil, um opcional que já vem no kit. Eu escolhi um trem elétrico para aviões de motor 15, que alem de funcionar super bem é extremamente fácil de instalar.
Com o trem devidamente posicionado comecei a fazer o chapeado usando as mesmas varetas do topo da fuselagem.
Recolhi o trem para chapear o contorno das rodas o que facilita em muito uma perfeita operação do trem sem nenhum contato indesejado com a fuselagem.
Com um lado pronto , copiei o contorno com papel...
... e o transferi ao outro lado para que as aberturas ficassem perfeitamente posicionadas.
O resultado é muito satisfatório.
Com a fuselagem armada eu parti para a construção das asas. A construção é rápida e fácil sem nenhuma dor de cabeça. Fiz o chapeado observando a angularão do bordo de ataque e fuga, pois a não observância deste detalhe dificultaria em muito o acabamento do lixamento do excesso da madeira. depois de fazer os devidos ajustes nas emendas das chapas de balsa, eu as uni com fita crepe segurando-as todas de um lado. Use o canto da mesa para aplicar a cola (use cola de madeira) as chapas , dobrando-as a quina da mesa e expondo a área a ser colada e só então prenda o outro lado com fita crepe, limpe o excesso de cola com estopa e thinner ou álcool e deixe secar .
Depois de seco basta lixar com um taco de lixa com a granulação 150 e pronto o chapeado esta pronto para ser colado a asa.
Posicionei a estrutura da asa sobre o chapeado e com ciano fiz a colagem de uma só vez.
Com um lado do chapeado fixado eu comecei a fazer o alinhamento da asa para receber o outro lado
Com uma caneta marquei o centro da nervura no bordo de ataque e no de fuga.
Fixei a asa sobre a mesa usando alfinetes sem cabeça para facilitar a retirada da asa depois de pronta.
Usei o paquímetro para medir com precisão a marca feita por mim até a mesa, fiz o mesmo no bordo de ataque.
Quando as distancias das marcas estavam absolutamente iguais no bordo de ataque e fuga eu colei um toquinho de balsa com ciano para fixar a asa a mesa...
... fiz o mesmo no bordo de ataque.
E na ponta.
Para alinhar o bordo de ataque e fuga basta posicionar uma régua de metal sobre a peça e com a mão esquerda pressionar os bordos(ataque e fuga) contra a régua e com a mão direita cole o toquinho fixando a asa a mesa.
Colei alguns outros toquinhos para diminuir os espaços entre eles e evitar qualquer problema com o peso dos sacos de areia.
Com a asa perfeitamente alinhada e fixa a mesa eu apliquei cola de madeira em toda a estrutura e espalhei a cola com os dedos para evitar excessos e áreas sem cola o que certamente causariam ondulações indesejáveis no chapeado.
Posicionei o chapeado já lixado e ajustado sobre a estrutura com cola e o segurei firmemente com fita crepe.
Coloquei os sacos de areia sobre a asa e os acomodei com as pontas dos dedos fazendo com que ficassem perfeitamente adaptados ao contorno do aerofólio.
Esperei por algumas horas até que a cola secasse por completo e...
... e cortei os toquinhos para liberar a asa da mesa.
Com extremo cuidado puxei a asa até que estivesse completamente livre e retirei os alfinetes.
Lixei o excesso de madeira do chapeado , a cola dos toquinhos e colei as peças restantes da asa.
Uni as duas metades das asas e os colei a fuselagem como também os tocos de balsa da raiz da asa.
Com um lápis de riscar vidro (não use caneta esferográfica) fiz um risco central para esculpir o bloco de balsa igualmente dos dois lados. A razão de não usar caneta esferográfica é porque a tinta da caneta não ira desaparecer nem mesmo com o primer ou tinta preta.
A única modificação que fiz no kit foi construir um leme móvel, pois o modelo original tinha um leme fixo e eu não consigo imaginar voar um modelo sem leme. Agora é só pintar.
olá sempre acompanho o seu trabalho e acho o maximo o capricho e como os detalhes são tão perfeitos muito bonito mesmo.
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