Iniciei a construção alinhando as duas peças da fuselagem com uma régua para evitar qualquer problema de alinhamento durante a colagem. Perceba que as peças próximas a janela ainda estão separadas.
Posicionei a peça de compensado sobre a de balsa, com alfinetes alinhei-a perfeitamente para que não se movesse em relação a de balsa abaixo e com uma lapiseira transferi suas medidas.
Empapelei com fita crepe para proteger as áreas que não queria atingir com a cola e ...
Apliquei a cola de contato spray da 3M em ambas as peças e esperei um pouco até ficar menos aderente ao toque e...
Coloquei a peça de compensado sobre a de balsa usando o alinhamento dos alfinetes, pois a cola de contato ao contrário das outras não permite reposicionamento, cola ao contato. Dei umas marteladas para obter uma máxima adesão das peças.
Com o paquímetro tirei as medidas do motor e o acomodei ao montante cuja única adaptação foi abrir um rasgo para a agulha do motor.
Perceba que eu fiz uma placa de fibra de carbono para fixar o motor a parede de fogo pelos parafusos do cárter , já que o montante original do kit fica muito distante do montante do motor.
Com o conjunto do motor posicionado sobre a planta já da para se ter uma idéia de como vai ficar.
\
A fuselagem com todos os blocos colados, agora é só...
Plainar.
Como o bloco do nariz é em grande parte de madeira dura optei pelo desbaste com o Dremel
Perceba que o rasgo para a acomodação da pipa já esta aberto, pois para adaptar o cotovelo com o motor posicionado tão alto eu tive que inverte-lo.
Tive que soldar um prolongamento a chave que aperta e solta os parafusos do motor.
Com uma régua de metal trimei as peças do chapeado do profundor.
Passei cola de madeira na emenda do chapeado e com uma estopa seca limpei o excesso de cola.
Prendi firmemente com fita crepe e esperei que a cola secasse por completo, depois só passei uma lixa 150 para igualar o chapeado.
Colei um pedaço de balsa ao profundor e depois de devidamente alinhado fixei-o a mesa com ciano.
Com uma régua alinhei o bordo de ataque e fuga do profundor e com um toquinho colado com ciano fixei o conjunto a mesa
Apliquei cola de madeira a estrutura, posicionei o chapeado sobre a mesma e acomodei sacos de areia para que ficasse perfeitamente aderido ao profundor, fiz o mesmo no outro lado.
Depois de pronto colei o profundor a fuselagem usando dois objetos de mesmo tamanho posicionados milimetricamente nas pontas.
Com a pipa Hanno já adaptada a fuselagem; perceba que o comprimento dela vai muito alem do da pipa original.
Construi a asa e colei o chapeado com ciano sem me preocupar com o alinhamento.
Eu sempre opto por fibrar as nervuras que sustentam o trem, pois mesmo que haja um aumento no peso tal escolha me alivia da preocupação de uma rachadura em um eventual pouso mais duro. O mais importante é ligar, reforçar com a fibra a nervura aos bordos de ataque e fuga onde geralmente tais fraturas ocorrem.
Depois de alinhar a asa fixando-a com toquinhos a mesa, passei cola de madeira em toda a estrutura, coloquei o chapeado sobre a asa e acomodei sacos de areia para evitar quaisquer deformações entre as nervuras e o chapeado.
Laminei duas camadas de fibra sobre uma superfície qualquer, com uma pinça acomodei-a sobre o vão aberto e com o pincel dei o formato desejado.
Depois de seco cortei com o disco do Dremel o excesso e lixei.
Instalei as dobradiças, coloquei pedacinhos de compensado de um milimetro como espaçadores entre a asa e o aileron. prendi tudo com fita crepe e com o taco de lixa igualei todo o bordo de fuga.
Cortei uma tira de compensado na espessura do aileron e cole-a ao longo de todo o bordo de fuga. Tal trabalho é compensado quando damos aquelas indesejadas batidinhas durante o manuseio ou transporte e as marcas não aparecem.
Com o serrote cortei e separei o flap do aileron .
Agora é só instalar os speed brakes cuja montagem é muito trabalhosa, pois tudo deve ser encabeçado com compensado fino para facilitar o acabamento.
Com os speed brakes já instalados, laminei uma faixa de tecido de 6 oz com resina epoxy para reforçar a emenda das asas.
Cortei o chapeado e instalei os trens retráteis.
Com a régua fiz um risco entre o centro de um trem a outro.
Com o paquímetro tirei a medida da nervura do trem até o centro da roda.
Após transferir a medida à asa, utilizei o cortador da Olfa para abri o buraco da roda.
Depois de aberto adaptei a peça de vacum form à caixa de roda e colei com Ciano.
Lixei o excesso e pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário