A instalação do servo da asa apesar de parecer simples é um tanto quanto trabalhosa, pois fazer uma tampa de servo que possa ser pintada da cor do modelo exige que ela seja feita ou de balsa ou de fibra. A razão pela qual eu opto pela fibra é a resistência. No passado já tive problemas com a tampa de balsa, e se tem algo que me deixa louco é ter que refazer algo que já perdi tempo para fazer uma vez, a segunda vez pra mim é a morte. Vamos lá!!
Começo aplicando carnaúba a fita crepe que usarei como isolante para copiar o formato da asa.
Com cuidado para não enrugar acomodo a fita a asa.
Cataliso uma generosa porção de massa plástica e disponho sobre a fita crepe. Enquanto a massa ainda esta macia, faço uma marca de referências para ser usada mais tarde. Aqui usei o centro do trem retrátil como referências e com a espátula fiz uma marca.
Depois de seca a massa plástica retirei-a da asa e apliquei carnaúba.
Laminei varias camadas de tecido de 2 OZ e resina epoxy para que a tampa ficasse bem firme.
Enquanto a resina secava abri as caixas dos servos. Apliquei fita crepe sobre a área desejada e desenhei a abertura sobre a fita crepe. Como já disse antes, jamais risque a balsa com caneta, pois quase sempre a tinta da caneta aparece depois do modelo pintado e envernizado e não há nada a se fazer para reparar a não ser lixar toda a tinta e apagar a marca da caneta.
Usando a mesma fita da asa direita transferi o desenho para a asa esquerda. Perceba que usei como referência duas marcas que fiz na fita usando a abertura do trem, assim as duas tampas de servo ficam milimetricamente na mesma posição sem a necessidade de nenhuma medição elaborada.
Encabecei a caixa do servo com compensado de 0,7 mm para facilitar o acabamento que ficaria comprometido se fosse deixado diretamente na balsa.
Depois de seca a resina extrai a tampa de fibra do molde de massa plástica e a posicionei sobre a asa usando a mesma marca feita previamente no molde, o centro do berço do retrátil. Perceba a marca de lápis na chapa de fibra.
Fixei a tampa de fibra firmemente com fita crepe e usando a transparência da fibra demarquei a área a ser cortada.
O corte com o disco de diamante é feito com precisão milimétrica.
Depois é só fazer o ajuste fino com uma lixa 80 ou 150.
O encaixe fica irritantemente perfeito.
Desenho na chapa de carbono as cantoneiras que fixarão os parafusos a tampa.
E as corto com o disco de diamantes.
Agora uma lixadinha para tirar a carnaúba das cantoneiras de carbono e é só cola-las com epoxy e fibra moeda para não escorrer.
Aplico carnaúba a tampa de fibra.
Cataliso epoxy 30 minutos com fibra moida ou micro ballon e com a espátula disponho sobre as cantoneiras. Esse trabalho todo é para que a tampa de fibra fique nivelada com o chamamento da asa que é de diferente espessura.
Enquanto a cola ainda esta catalisando posiciono a tampa usando fita crepe para mante-la no nível do chapeado até que a cola seque por completo.
Faço o primeiro furo usando um pedaço de fita crepe que será usado como referência para os demais.
Aqui uma visão do segundo furo tendo como guia a mesma fita usada no primeiro e assim por diante.
Com o epoxy totalmente seco extrai a tampa de fibra usando a espátula de cola.
Com um taquinho de lixa retirei o excesso de cola.
Antes de fazer a colagem do servo a tampa de fibra é necessário retirar a carnaúba usada previamente , com thinner ou solução desengraxante.
Para garantir uma total adesão da cola , uma lixadinha com lixa 80 ou 150.
Agora é so colar o servo a tampa de fibra , usando-se como referência a abertura do braço do servo a tampa de fibra.
Aqui o acabamento da abertura da tampa de fibra sendo feito com a lima de diamantes.
Um lado já está pronto.
Usando a tampa da asa direita sobreposta sobre a tampa da asa esquerda transfiro a medida da abertura para que fiquem perfeitamente iguais.
Finalmente pronto!!!!!!!!