Com a fita crepe limito, marco a área a ser reforçada.
Aplico carnaúba diretamente sobre a balsa, afinal de contas isso é apenas um molde descartável que usarei uma só vez.
Cataliso uma porção de massa plástica e espalho sobre a peça.
Enquanto a massa plástica ainda esta endurecendo, emborrachada, faço a extração da peça, pois depois de totalmente seca é bem mais difícil.
Aplico carnaúba ao molde.
Faço uma pasta de fibra de carbono moída e epoxy 30 minutos e preencho o molde.
Depois de aproximadamente uma hora a resina já esta suficientemente dura para ser lixada, e eu aproveito para fazer o lixamento com a peça ainda dentro do molde, pois é muito mais fácil fazer o alinhamento da base da peça com a flange do molde do que fora dele.
Agora basta retirar a peça do molde e cola-la a cauda do modelo com epoxy. Caso você tenha dificuldade de extrair a peça do molde , de uma martelada e quebre o molde, pois dificilmente você o usara novamente, a não ser que você tenha uma linha de produção do mesmo aeromodelo.
Agora é só fazer a furação e colar o arame. Vale a pena lembrar que as pontas do arame não devem ultrapassar a peça de fibra e chegar até a balsa, pois ao tocar o solo durante o taxi o arame pode entrar na balsa que é macia e o leme ralar a pista.
Pronto!!!
Olá amigo, você pode, por favor me ajudar em como laminar nos cantinhos vivos do molde, pois o tecido
ResponderExcluir48 gm/m² que tenho aqui não faz a dobrinha de canto.
Posso usar uma massinha de aerosil ou coisa parecida?
Muito agradecido.
Cesar
Cesar, quando aplicar a pasta de resina com aerosil nos cantos faça com um pincel e vá adicionando a pasta aos poucos para não deixar bolha dentro. Se a area for grande coloque um fio de carbono ou roven de ponta a ponta no meio da pasta de aerosil, pois ao retirar a peça do molde o aerosil certamente ira rachar e essa rachadura não pega cola e o acabamento fica comprometido. Recomendo um tecido de 2 OZ como o primeiro a ser laminado justamente para que não haja bolhas entre o molde e a peça a ser laminada. o segundo e demais camadas de tecido devem ser aplicadas com a trama a 45 graus para facilitar a curva. Se mesmo assim não fizer os cantos é porque o tecido é muito duro. eu não sei como te descrever direito a trama do tecido, mas basicamente você deve comprar o tecido com os fios arredondados, o tecido com os fios chatos tem a caracteristica de ser mais resistentes, feito para ser usados em laminação em superficies planas como asas, por exemplo. Quando você encontrar uma peça de fibra que você considera bem feita, corte um pequeno pedaço e ateie fogo a ele, o fogo ira queimar a resina e você tera intacta a fibra de vidro que não queima e você sabera exatamente com quantas camadas e trama do tecido que foi usado. Eu aprendi a laminar queimando pedaços de fibra das peças da Byron Original, que até hoje, em minha opinião é um dos melhores trabalhos em fibra. Fora isso só a pratica ira responder a todas as suas questões. Posso assegurar-lhe que tecido de fibra de boa qualidade para laminação de aeromodelos você só vai encontrar nos EUA. Entre na net e procure por tecidos macios de 2 OZ(primeira camada) e 6 OZ para o resto , esta é a formula da BYRON ORIGINALS, fica leve e forte. Espero ter ajudado. Forte abraço.
ExcluirMe perdoe pelos erros de concordancia, mas eu não sei como corrigir um texto já publicado. Abraço.
ExcluirMuito obrigado pela ajuda, Pedro.Entendi a explicação,muito esclarecedora. Minha experiência em laminação é básica e no método antigo ainda. Vou seguir o que me indicou. Aprecio o teu trabalho e acho perfeito.
ExcluirParabéns !
Cesar Cruz