A instalação do servo da asa apesar de parecer simples é um tanto quanto trabalhosa, pois fazer uma tampa de servo que possa ser pintada da cor do modelo exige que ela seja feita ou de balsa ou de fibra. A razão pela qual eu opto pela fibra é a resistência. No passado já tive problemas com a tampa de balsa, e se tem algo que me deixa louco é ter que refazer algo que já perdi tempo para fazer uma vez, a segunda vez pra mim é a morte. Vamos lá!!
Começo aplicando carnaúba a fita crepe que usarei como isolante para copiar o formato da asa.
Com cuidado para não enrugar acomodo a fita a asa.
Cataliso uma generosa porção de massa plástica e disponho sobre a fita crepe. Enquanto a massa ainda esta macia, faço uma marca de referências para ser usada mais tarde. Aqui usei o centro do trem retrátil como referências e com a espátula fiz uma marca.
Depois de seca a massa plástica retirei-a da asa e apliquei carnaúba.
Laminei varias camadas de tecido de 2 OZ e resina epoxy para que a tampa ficasse bem firme.
Enquanto a resina secava abri as caixas dos servos. Apliquei fita crepe sobre a área desejada e desenhei a abertura sobre a fita crepe. Como já disse antes, jamais risque a balsa com caneta, pois quase sempre a tinta da caneta aparece depois do modelo pintado e envernizado e não há nada a se fazer para reparar a não ser lixar toda a tinta e apagar a marca da caneta.
Usando a mesma fita da asa direita transferi o desenho para a asa esquerda. Perceba que usei como referência duas marcas que fiz na fita usando a abertura do trem, assim as duas tampas de servo ficam milimetricamente na mesma posição sem a necessidade de nenhuma medição elaborada.
Encabecei a caixa do servo com compensado de 0,7 mm para facilitar o acabamento que ficaria comprometido se fosse deixado diretamente na balsa.
Depois de seca a resina extrai a tampa de fibra do molde de massa plástica e a posicionei sobre a asa usando a mesma marca feita previamente no molde, o centro do berço do retrátil. Perceba a marca de lápis na chapa de fibra.
Fixei a tampa de fibra firmemente com fita crepe e usando a transparência da fibra demarquei a área a ser cortada.
O corte com o disco de diamante é feito com precisão milimétrica.
Depois é só fazer o ajuste fino com uma lixa 80 ou 150.
O encaixe fica irritantemente perfeito.
Desenho na chapa de carbono as cantoneiras que fixarão os parafusos a tampa.
E as corto com o disco de diamantes.
Agora uma lixadinha para tirar a carnaúba das cantoneiras de carbono e é só cola-las com epoxy e fibra moeda para não escorrer.
Aplico carnaúba a tampa de fibra.
Cataliso epoxy 30 minutos com fibra moida ou micro ballon e com a espátula disponho sobre as cantoneiras. Esse trabalho todo é para que a tampa de fibra fique nivelada com o chamamento da asa que é de diferente espessura.
Enquanto a cola ainda esta catalisando posiciono a tampa usando fita crepe para mante-la no nível do chapeado até que a cola seque por completo.
Faço o primeiro furo usando um pedaço de fita crepe que será usado como referência para os demais.
Aqui uma visão do segundo furo tendo como guia a mesma fita usada no primeiro e assim por diante.
Com o epoxy totalmente seco extrai a tampa de fibra usando a espátula de cola.
Com um taquinho de lixa retirei o excesso de cola.
Antes de fazer a colagem do servo a tampa de fibra é necessário retirar a carnaúba usada previamente , com thinner ou solução desengraxante.
Para garantir uma total adesão da cola , uma lixadinha com lixa 80 ou 150.
Agora é so colar o servo a tampa de fibra , usando-se como referência a abertura do braço do servo a tampa de fibra.
Aqui o acabamento da abertura da tampa de fibra sendo feito com a lima de diamantes.
Um lado já está pronto.
Usando a tampa da asa direita sobreposta sobre a tampa da asa esquerda transfiro a medida da abertura para que fiquem perfeitamente iguais.
Finalmente pronto!!!!!!!!
Pedro, para asas de isopor, como você faz? abraços.
ResponderExcluirFibergly, faça do mesmo jeito, apenas escave um pouco do isopor rente ao chapeado par aumentar a area de colagem das cantoneiras de carbono ou compensado. Caso o seu modelo não seja de competição use fita dupla face pra fixar o servo. Troque a dupla face a cada dois anos, pois comigo já aconteceu de um dos servos se soltar com o resecamento da cola da duplaface. Forte abraço e bom voo.
ResponderExcluir