Durante quase quarenta anos procurei pelo kit do cardinal da Graupner sem sucesso,até que certo dia navegando na net cliquei "Cardinal Graupner"e uma foto do kit apareceu e no canto da foto um email. Sem pestanejar questionei se aquele kit ainda existia e para a minha surpresa a resposta foi afirmativa. Depois de alguns dias finalmente consegui concretizas a compra e o belo kit chegou da Áustria uns quinze dias depois. Fiquei ainda de posse do kit sem toca-lo, por mais três anos, quando finalmente decidi construí-lo. A construção seria fácil não fosse eu usar um motor diferente(OS 32 FX) do sugerido pelo fabricante (OS 35 FS). A construção toda levou uma semana, mas só a adaptação do motor tomou-me uns três dias. O único trabalho extra foi que tive de fazer um molde do nariz, pois o kit original é de plástico e em caso de erro na abertura da carenagem do motor eu estaria condenando-o. Fiz então uma cópia do nariz em fibra para abrir os buracos do motor e carburador e só então transferi-los ao nariz original. Espero que vocês curtam o Cardinal tanto quanto eu.
1-Colei a parede de fogo a fuselagem com uma cola fornecida no kit que parece a cola da Aerobrás (cola de PVC).
2-Colei toda a estrutura da frente com a mesma cola. As peças são perfeitas.
3- Colei o reforço do cone da cauda. Percebam ao fundo que a parte frontal da fuselagem já esta colada.
4- Usei a cópia de fibra do nariz para adaptar o OS 32 FX e só então abrir a carenagem de plástico original do kit.
5-Com o motor perfeitamente adaptado a carenagem, eu a retirei e com um pedaço de papel preso a fuselagem copiei o contorno do cabeçote e do carburador.
6-Aparafusei a carenagem original ao nariz, transferi as medidas do papel e abri os contornos demarcados. Para o encaixe do mufler eu tive que abrir um rasgo na barriga que me deu considerável trabalho, pois como não podia errar fui abrindo milímetro a milímetro.
7- Ufa!!!!! Deu certo.
8-A asa é um sonho, perfeita. Com os bordos já colados e perfeitamente lixados, só tive o trabalho de colar o toquinho que sustenta o comando do aileron.
9- Como sempre faço em todos os meus modelos eu reforço os bordos de fuga com uma tira de 1 a 2 mm de espessura de compensado de 1 mm, isso evita com que aquelas inevitáveis batidinhas marquem a madeira.
10- Eu opto por não usar peças de ABS que certamente fadigarão e racharão condenando o modelo a uma aposentadoria antecipada. Para tal, sempre lamino as peças em fibra usando a original como molde. Aplico uma demão de Carnaúba spray e lamino com tecido de 2OZ ( em contato com o molde) e um de 6 OZ.
11- Para fazer o acabamento da abertura do escapamento eu simplesmente laminei duas camadas de tecido de 2 e 6 OZ sobre uma superfície plana qualquer e com uma pinça peguei e posicionei o tecido sobre o vão e com cuidado fui moldando-o até a forma desejada. Como a fuselagem é de plástico eu usei resina de poliéster que adere melhor a esse material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário