quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cessna 177 Cardinal Graupner



Durante quase quarenta anos procurei pelo kit do cardinal da Graupner sem sucesso,até que certo dia navegando na net cliquei "Cardinal Graupner"e uma foto do kit apareceu e no canto da foto um email. Sem pestanejar questionei se aquele kit ainda existia e para a minha surpresa a resposta foi afirmativa. Depois de alguns dias finalmente consegui concretizas a compra e o belo kit chegou da Áustria uns quinze dias depois. Fiquei ainda de posse do kit sem toca-lo, por mais três anos, quando finalmente decidi construí-lo. A construção seria fácil não fosse eu usar um motor diferente(OS 32 FX) do sugerido  pelo fabricante (OS 35 FS). A construção toda levou uma semana, mas só a adaptação do motor tomou-me uns três dias. O único trabalho extra foi que tive de fazer um molde do nariz, pois o kit original é de plástico e em caso de erro na abertura da carenagem do motor eu estaria condenando-o. Fiz então uma cópia do nariz em fibra  para abrir os buracos do motor e carburador e só então transferi-los ao nariz original. Espero que vocês curtam o Cardinal tanto quanto eu.



1-Colei a parede de fogo a fuselagem com uma cola fornecida no kit que parece a cola da Aerobrás (cola de PVC).





2-Colei toda a estrutura da frente com a mesma cola. As peças são perfeitas.






 3- Colei o reforço do cone da cauda. Percebam ao fundo que a parte frontal da fuselagem já esta colada.



4- Usei a cópia de fibra do nariz  para adaptar o OS 32 FX e só então abrir a carenagem de plástico original do kit.



5-Com o motor perfeitamente adaptado a carenagem, eu a retirei e com um pedaço de papel preso a fuselagem copiei o contorno do cabeçote e do carburador.

 
 6-Aparafusei  a carenagem original ao nariz, transferi as medidas do papel e abri os contornos demarcados. Para o encaixe do mufler eu tive que abrir um rasgo na barriga que me deu considerável trabalho, pois como não podia errar fui abrindo milímetro a milímetro. 

7- Ufa!!!!! Deu certo.


8-A asa é um sonho, perfeita. Com os bordos já colados e perfeitamente lixados, só tive o trabalho de colar o toquinho que sustenta o comando do aileron.


9- Como sempre faço em todos os meus modelos eu reforço os bordos de fuga com uma tira de 1 a 2 mm de espessura de compensado de 1 mm, isso evita com que aquelas  inevitáveis  batidinhas marquem a madeira.


10-  Eu opto por não usar peças de ABS que certamente fadigarão e racharão condenando o modelo a uma aposentadoria antecipada. Para tal, sempre lamino as peças em fibra usando a original como molde. Aplico uma demão de Carnaúba spray e lamino com tecido de 2OZ ( em contato com o molde) e um de 6 OZ.

11- Para fazer o acabamento da abertura do escapamento eu simplesmente laminei duas camadas de tecido de 2 e 6 OZ sobre uma superfície plana qualquer e com uma pinça peguei e posicionei o tecido  sobre o vão e com cuidado fui moldando-o até a forma desejada. Como a fuselagem é de plástico eu usei resina de poliéster que adere melhor a esse material.


 Agora é só pintar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário