quarta-feira, 14 de junho de 2017

Construçào do F4 Phantom da Marutaka para motor 10

Comecei colando o berço do motor e a parede de fogo.




O projeto original tinha uma bequilha fixa. Procurei em minha gaveta de peças diversas e achei essa peça que pareceu cair como uma luva e deu certo.



Aproveitei pra fazer a ligação enquanto ainda posso, pois depois de fechada a fuselagem...



Construi então o resto da estrutura da fuselagem.





Cortei e montei na fuselagem as peças de ABS, mas como sempre, optei por fazer em fibra. Passei carnaúba no ABS e laminei com epoxy e tecido de 3 OZ





Muito melhor, não? Alem de mas robusto e resistente consegui o mesmo peso das peças de plástico.







O modelo originalmente não possui leme móvel, então fiz uma rápida mudança cortando e encabeçando com compensado de meio milímetro o frágil leme. Deu trabalho, mas valeu a pena.










A única adaptação que fiz nas asas foi colar cantoneiras triangulares nas nervuras no bordo de fuga, onde a área de contato era pouca e frágil.



Colei de uma só vez o profundor e leme com epoxy 30 minutos.



Para ter certeza que o leme estava no angulo certo, posicionei um esquadro atrás do modelo, mas como não conseguia enxergar o contorno do esquadro liguei uma luz sobre ele para para poder ver seu contorno, deu certo. Veja na foto abaixo a minha perpectiva.







Como sempre faço em meus modelos, fibro a nervura do suporte do trem para evitar uma possível fratura em um eventual pouso mais duro. O reforço de compensado nos furos dos parafusos da asa eu substitui por uma camada de fibra, que alem de ser mais forte é também mais fácil de fazer o acabamento.





Para aumentar a area de entelagem, colei cap strips na nervura de junção das asas, pois no passado já tive problemas com a entelagem que se soltou em áreas pequenas com o modelo já pintado.




Para o comando do leme sair no angulo do enflechamento, escavei o leme com uma fresa e colei o push road da Sullivan com epoxy usando uma chapa de balsa entelada com fita crepe e carnaúba para prensar a cola e não precisar lixar, já sai pronto.



Para fazer a abertura da carenagem de fibra, cobri com fita crepe o entorno do motor com fita crepe e com o lápis fiz um decalque do contorno...



Cortei o excesso da fita crepe com uma tesoura, apliquei o decalque sobre a carenagem de fibra...




E abri. Fica muito bom e preciso.




Depois é só colar com epoxy. A razão pela qual eu cortei a carenagem do motor do resto do topo de fibra é que eu não acreditava ser possível faze-la inteira e poder colocar e retirar o motor, mas quando percebi que daria para parafusar e desaparafusar o motor com a carenagem fixa, preferi cola-la. 




Construí as entradas de ar das turbinas mas não as colei, pois dificultaria o acabamento devido a um vão que existe entre elas e a fuselagem.  




Apesar do fabricante do kit não fazer nenhum reforço entre a sessão central da asa e a ponta, decidi fazer um de carbono. Apliquei fita crepe sobre a planta e usando a transparência  da fita crepe fiz um decalque , apliquei sobre a placa de carbono e com o disco de diamantes cortei o reforço.




Usei o mesmo adesivo para cortar a outra peça e colei com epoxy.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário