Comecei a entrada de ar desenhando uma das metades na fita crepe que apliquei a um pedaço de balsa e cortando o contorno.
Retirei o adesivo com o contorno da peça e o grudei a um pedaço de fita dupla face. Recortei-o com a tesoura e o grudei a outra metade, para que a peça ficasse perfeitamente simétrica.
Cortei a outra metade.
Dei uma arredondada com a lixa nos cantos e deixei quase a zero a parte da frente
Passei carnaúba na fita crepe e cobri o nariz do Citation.
Catalisei um pouco de massa plástica e espalhei sobre a área, o restante da massa cobri a peça de balsa já impregnada com carnaúba.
Depois de seca a massa retirei a peça de balsa.
Apliquei carnaúba ao molde e o preenchi com massa plástica. Se eu fosse fazer apenas uma peça eu usaria a própria peça de balsa como modelo, mas como certamente farei mais de uma, resolvi fazer tudo de massa plástica que é muito mais resistente e duradouro.
Antes de retirar a peça do molde, lixei o excesso numa superfície plana.
Saquei a peça do molde e dei acabamento com lixa 150 e 320. Os riscos de lixa restantes no molde serão facilmente cobertos com o primer durante o acabamento.
Catalisei um pouco de massa plástica e colei a entrada de ar ao contorno do nariz. Nesta etapa do molde você pode aumentar a profundidade da entrada de ar deixando mais ou menos massa plástica. Enquanto a massa plástica estava ainda emborrachada durante o processo de cura, aproveitei para cortar o excesso com o estilete, pois caso tivesse deixado secar por completo o trabalho seria infinitamente maior.
Dei uma lixada final em todo o molde e apliquei carnaúba.
Decidi fazer a peça com fibra de carbono moída e resina epoxy ao invés de aerosil, pois em grande quantidade o aerosil tende a fraturar durante a extração da peça do molde.
Fiz também uma peça de fibra num outro molde do contorno do nariz para cobrir a abertura da entrada de ar deixando toda a área do nariz mais resistente do que se fosse de balsa.
Quando desmoldei a peça percebi que ela era muito baixa para o bloco de balsa do nariz do CITATION, então decidi fazer outra.
Para adaptar o molde eu apenas o lixei com lixa 150 e adicionei mais massa plástica, dessa vez usei uma branca para eu conseguir ver com mais clareza a parte abaixo do contorno da peça. Enquanto a massa estava catalisando, ainda emborrachada, eu cortei com o estilete o excesso usando a base como guia, depois só arredondei os cantos.
Com a peça já pronta , apliquei um pedaço de fita crepe sobre ela , fiz um decalque com o lápis e cortei o contorno com uma tesoura .
Achei o centro do nariz do modelo e o marquei com a fita crepe, é sempre mais fácil do que tentar fazer um risco já que a superfície é arredondada e apliquei o decalque.
Sobrepus a cópia em fibra do nariz e com movimentos laterais eu a acomodei no seu lugar original, e usando a transparência da fibra marquei onde deveria cortar e fazer a adaptação sobre a peça abaixo.
Fiz o corte com o disco de diamante.
Preparei a peça para a colagem retirando a carnaúba usada como desmoldante com lixa 150.
Adaptei as peças no lugar e com a fita crepe fixei-as uma a outra.
Levantei um dos lados da fita crepe, apliquei o epoxy 5 minutos e repeti a operação do outro lado.
Enquanto a cola estava ainda molhada retirei o excesso com uma espátula.
Com as duas peças perfeitamente adaptadas, catalisei uma porção de epoxy 30 minutos, adicionei micro baloons para ficar mais viscosa e não escorrer e colei a entrada de ar ao modelo.
Esta cor marron é por conta do micro baloon, pois o branco havia acabado.
Aqui a peça pronta e já lixada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário