sexta-feira, 8 de maio de 2015

CONSTRUÇÃO DO DELTA X15



                                             Sempre procurei um modelo com boas caracteristicas de vôo para voar no gramado na frente de minha casa na fazenda quando estivesse com preguiça de levar os modelos até a pista de pouso asfaltada,mas só encontrava modelos treinadores sem nenhum atrativo especial. Certo dia,conversando com um amigo americano, Neil Robinson ,um top seller vendedor da EBAY, me foi ofertado um belo modelo com asa em delta de um kit produzido nos anos 80 na Alemanha Oriental, que me instigou a finalmente construir algo relaxante com características de vôo que se encaixassem a minha necessidade. O X15 chegou uns 20 dias depois e foi direto pra bancada. A construção simples me consumiu apenas uma semana de trabalho que agora divido com vocês.





Comecei separando as peças para me familiarizar.

Colei o bordo de ataque de spruce conforme indicação da planta.


Depois aplainei e lixei até o formato ideal.

Aqui a asa pronta com os elevons já posicionados e acabados.

 

Não há muito a dizer da construção da fuselagem pelo fato de ser extremamente simples, a não ser pelo nariz que veio faltando no kit o que me obrigou a fazer um de isopor, posteriormente coberto com fibra. 



O modelo original era para ser lançado a mão e o pouso de barriga, mas como a asa é de isopor e muito frágil eu decidi adaptar um trem de pouso para evitar uma futura lenha. Aqui a instalação da bequilha que evitará um possível toque do hélice no chão na hora do pouso.


Aqui os trens principais. Perceba o tecido de fibra sobre a asa, este é o mesmo acabamento usado em pranchas de surf.



O modelo pronto com o OS 25 FX já instalado. Agora é só pintar e voar.





































Tive a infelicidade de durante a decolagem acertar um monte de estrume, acreditem,estrume e danifiquei todo o nariz do modelo, inclusive o canopy. Aproveitei para reforçar a parede da bequilha como tambem modificar o modelo de pintura da cabine.



O modelo da cabine eu copiei do Sea Dart,um caça dos anos 50.






Agora é só reinstalar o motor e tentar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário