domingo, 7 de junho de 2015

COMO FAZER MOLDES DESCARTÁVEIS.

Não é incomum termos que fazer apenas uma ou duas  peças em fibra, o que torna desnecessária a confecção de moldes em epoxy que levam dias para ficarem prontos. Um molde bem feito em massa plástica pode ser usado por várias vezes,cumprindo a mesma tarefa , mas consumindo apenas 20 minutos do nosso tempo. Aqui eu farei o molde para fazer em fibra as duas entradas de ar  do T6 da BRIDI que são originalmente em balsa, mas muito frágeis pelo fato de uma das peças estar posicionada na barriga do modelo, e que fatalmente seria batida ou amassada durante o transporte ou manuseio.Veja como é simples. 


Esculpa a peça que você deseja copiar em balsa, cole uma flange na base e na frente e preencha quaisquer espaços com plastilínea (massinha de criança).





Aplique uma farta demão de carnaúba.


Catalise a massa plástica e cubra toda a peça rapidamente,pois em grande quantidade a secagem é bem mais rápida.


Depois de apenas alguns minutos a massa já esta emborrachada e bem quente,é hora de retirar as flanges que se soltarão facilmente. Aproveite para tirar a plastilínea ,tomando cuidado para não danificar a peça.

Com o Dremel faça os furos que servirão de guia para a outra metade do molde. Este é um molde de duas partes pelo fato da entrada de ar ter um degrau que serve de aderência e a  extração da peça seria impossível se fosse inteiriço


Aplique carnaúba novamente, tomando especial cuidado com os furos de guia. Catalise a massa plástica e acomode em toda a área frontal do molde, Enquanto a massa catalisa, mas ainda está macia aproveite para cortar o excesso com o estilete.


Retire as flanges e com leve pressão dos dedos abra cuidadosamente o molde.


Agora é só retirar a peça de balsa e dar uma lixadinha com lixa 400 para apagar do molde as estrias da madeira que ficaram gravadas. 


Pronto,agora é só passar desmoldante e laminar a peça.










Nenhum comentário:

Postar um comentário