segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Como fazer a caixa de roda de fibra.

     A caixa de roda feita de balsa por mais bem construída que seja sempre deixa a desejar, pois  é impossível dar um acabamento perfeito pela dificuldade de acesso aos cantos. Cansado de passar raiva eu sempre faço a minha em fibra, alem de ser mais resistente o acabamento é facílimo e o resultado final é incontestável .

Ao invés de usar o molde para fazer a peça em vacum form eu aplico carnaúba a ele e lamino  uma  camadas de  3/4 de OZ que é bem fina e se conforma bem ao molde e duas de 6 OZ que darão resistência a peça.




Faça com a tesoura os cortes necessários para que a fibra se acomode ao molde




Eu prefiro fazer a canaleta das pernas do trem separadamente do molde das rodas, pois dependendo do trem a canaleta pode ser mais grossa ou mais fina. Eu faço um molde descartável de massa plástica usando como modelo uma peça feita de balsa na espessura do trem, neste caso do Citation da Yoshioka.




Passo carnaúba na balsa, cataliso uma generosa porção de massa plástica e espalho sobre o modelo da canaleta do trem.




Depois de uns dez minutos, enquanto a massa plástica ainda esta quente eu removo o modelo de balsa que se solta facilmente. Lixo com uma 150 para retirar do molde as estrias da madeira e passo carnaúba ao molde.







Lamino quatro camadas de fibra de 3OZ com resina epoxy e corto do tamanho aproximado do canal do molde. Sempre use tecidos de trama fina, macia, para laminar peças pequenas.













Depois de seca a resina retire a canaleta do molde, posicione a canaleta de fibra sobre um pedaço de fita crepe e faça um desenho do contorno para auxiliar a abertura do canal na caixa de rodas.








Cole a canaleta com ciano se não houver vãos entre a canaleta e a balsa da asa. Se houver vão catalise epoxy 5 minutos , adicione micro balloons para a cola ficar mais viscosa e cole a canaleta. Depois de seca a cola nivele a canaleta a asa com o taco de lixa com uma 150.





Pronto!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário