quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Como fazer saída de comando em fibra.

      É muito comum precisarmos fazer uma saída de comando que valorize o nosso modelo, mas não achamos no mercado facilmente uma que seja exatamente do tamanho que precisamos. Esta postagem demostra como é fácil e rápido fazer uma saída de comando em fibra usando materiais baratos e fáceis de achar. 

        Comece posicionando um bacalhau de balsa na espessura que deseja. Faça o desenho do contorno.




Corte e lixe a peça de balsa.






Cole-a a uma base de balsa e aplique carnaúba como desmoldante. Catalise uma porção de massa plástica e distribua sobre a peça tomando especial cuidado com os cantos para não ficar nenhuma bolha. Depois de uns 10 minutos a massa plástica já está seca e podemos retirar a peça de balsa. Utilize uma espátula de metal, parecida com aquelas de dentista e arranque, quebre a peça de balsa. Lixe o molde com lixa 150 e aproveite para arredondar as quinas vivas, para facilitar a laminação. Caso haja bolhas não se preocupe, lamine a peça do mesmo jeito, pois furo no molde vai fazer com que a peça saia com uma protuberância que é facilmente lixavel depois de pronta.





Use um tecido bem fino, 3/4 de OZ é perfeito. Impregine com resina epoxy pelo menos cinco camadas de tecido e só depois é que você deve colocar o tecido impregnado ao molde, pois o pequeno tamanho do molde dificulta a sobreposição das camadas de tecido no pequeno espaço. Use uma espátula ou pinça para acomodar o tecido e retirar as bolhas , já que com o pincel é muito difícil. Depois de devidamente adaptado ao contorno do molde use o pincel apenas para sugar o excesso de resina do tecido ou retirar alguma bolha indesejada.






Depois de umas oito horas retire a peça do molde e lixe para acertar o contorno. Como a peça é muito fina, delicada, você pode fazer uso de uma tesoura para cortar o excesso e só então fazer o ajuste fino com uma lixa 150.





Catalise uma porção de epoxy 5 minutos ,  adicione micro balloon para deixar a cola mais viscosa, distribua sobre a peça de fibra e segure firmemente no lugar desejado. Pronto!!! 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário