segunda-feira, 13 de junho de 2011

Acabamento em ABS

As peças de ABS são comumente encontradas nos kits  pela sua praticidade,mas nem sempre estão prontas a serem pintadas requerendo um certo cuidado principalmente pelo fato de nos esquecermos  de aplicar uma base própria para plástico evitando aqueles indesejáveis descascamentos durante o empapelamento  como veremos a seguir.

Passo 1- Lixe toda a peça a ser acabada com lixa fina (320)ou Scotch-brite da 3M tomando cuidado para não afinar a peça trabalhada.

Passo 2- Numa superficie plana e limpa coloque uma pequena quantidade de massa plástica e algumas gotas de catalizador.Existem no mercado varias marcas de massa plástica, mas na minha opinião a melhor é a Ultralight,pois além de ser mais leve é tambem a mais fácil de lixar.Misture com uma espátula espalhando a massa e o catalizador até obter uma mistura homogênea e aplique nas areas com alguma ondulação ou buraco.

Passo 3- Espere secar por volta de 15 minutos e lixe o excesso de massa com uma lixa grossa # 80.Evite deixar a massa secar por longos períodos de tempo, pois ela endurecerá feito pedra.
Passo 4- Com a peça lixada e pronta para receber o primer aplique antes de uma a duas camadas finas de PROMOTOR DE ADERÊNCIA EM PLÁSTICO que promoverá uma perfeita aderência do primer evitando descascamentos indesejáveis durante a pintura.Aplique o primer imediatamente após o promotor de aderência, pois ao contrário de outras bases o promotor nào deve secar por longos períodos.




Passo 5- Espere o primer secar por completo e com uma espátula aplique MASSA RÁPIDA nas marcas de lixa e demais riscos que possam haver na peça. Lixe a massa rápida com uma lixa 320 evitando expor o plástico(ABS) caso isso ocorra aplique promotor de aderência nas áreas expostas pela lixa.
Passo 6- Caso você não consiga lixar os cantos sem expor o primer use SCOTCH-BRITE 3M pra facilitar o trabalho. Se houver plástico aparecendo retoque-o  com  promotor de aderência ante de pintar a peça.Pronto, a sua peça de ABS esta pronta pra receber a cor de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário