quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fibrando a fuselagem do Cherokee da Graupner



Ao longo do tempo vi dezenas de aeromodelos muito bem construidos e acabados, mas com pequenas rachaduras.Tais rachaduras se dão normalmente pela falta de cola durante a montagem ,mas pelo fato do modelo estar em repouso elas nem sempre são perceptiveis até que o modelo é voado e levado ao seu limite.Para que isso não ocorra protege-lo com uma fina camada de fibra de fidro é uma solução prática,rápida e que como consequência elevara enormemente a longevidade do modelo.A elevação do peso obviamente ocorre,mas como não somos profissionais algumas gramas a mais não alterarão de forma dramática a performance do nosso modelo.A aplicação de fibra é sempre vista como uma coisa complicada,difícil e causa panico na maioria dos modelistas, mas você vera que isto não é verdade. Vamos lá!

Passo 1- Limpe muito bem o lugar que você cortara a fibra.
Cuidadosamente posicione o tecido SUPERLIGHT da hobbico e com a fuselagem sobre o tecido corte-o com uma folgada sobra.
Catalise a resina epoxy 414, misture bem com um pincel e despeje um pouco da resina catalisada num outro recipiente.e reserve o restante.Adicione aerosil mexendo com o pincel até obter uma mistura pastosa como pasta de dente.
Com uma espátula aplique a pasta nos vão e buracos para evital problems futuros de acabamento.
Limpe e posicione o tecido sobre a fuselagem  esticando-o com as mãos delicadamente.
Com a resina sem aerosil que você havia reservado impreguine o pincel e em um só movimento  horizontal fixe o tecido a fuselagem com a resina,começando do meio da fuselagem na direção da cauda.
Agora do meio para cima.

Agora do meio para baixo.

 Do meio ao nariz.

Do meio para baixo.

Do meio para cima.

Impreguine as aeas restantes sem se preocupar com o peso.Com uma lixa fina 320 ou 400 retire quaisquer rebarbas que possam haver na espátula para que não puxe os fios da fibra .Com a ponta dos dedos fixe a espátula sobre a area fibrada e gentilmente deslise-a retirando o excesso de resina. Não aperte demais para não puxar o tecido.O residuo de resina da espátula pode ser devolvido ao pote.




Agora faremos o acabamento da cauda,pois o tecido era curto e foi necessario fazermos uma imenda.Em áreas pequenas não use a espátula para não puxar o tecido, use apenas papel toalha para retirar o excesso de resina.




Repita a operação com o papel toalha sobre toda a área fibrada para retirar o excesso de resina.Preste atenção para não secar demais o tecido, pois isto trara sérias consequências no acabamento.Após retirar o papael toalha da superficie pequenas marcar aparecerão, para remove-las basta passar gentilmente o pincel sobre elas e pronto.Espere secar por pelo menos 12 horas , lixe com uma lixa 150 as emendas duras do tecido até quase desaparecerem e repita a operação no outro lado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário