domingo, 5 de junho de 2011

Molde de fibra de vidro: passo a passo

- Escolha da resina. Quando falamos em fibra de vidro a primeira coisa que nos vem à cabeça são aquelas resinas fedorentas, pegajosas, e que invariavelmente secam antes do tempo necessário para finalizar o molde. O que resulta em estresse e consequente abandono de uma nova tentativa.
Estou falando da resina de poliester pré acelerada que pelo fato de ser a mais barata é obviamente a mais procurada. A resina que sugiro certamente não é a mais barata, contudo, é a que trará melhor resultado e prazer na confecção do molde.
Eu uso a resina epoxi 414 com 11% de catalizador(150)- comprada na loja MAXEPOXI. Tal resina vem com uma carga de alumínio muito pequena o que me permite guarda-la por longos períodos(até 7 anos) sem qualquer comprometimento de sua performance.
As resinas de epoxi são nominadas(qualificadas) pela sua viscosidade, tempo de secagem e capacidade de suportar calor. Esta 414 me permite trabalhar com toda calma do mundo, sem jamais começar a sua catalização antes do tempo necessário para que eu finalize o molde. Como ela é muito líquida, eu compro pó de alumínio fino o que me permite dar-lhe uma carga(engrossa-la) ao ponto desejado.
Durante a manufatura do molde usaremos duas viscosidades que vamos demonstrar ao longo do nosso trabalho.
Vou mostrar à vocês como fazer a cópia em fibra de vidro de uma cabine transparente do PIPER CHEROKEE da Graupner. A razão pela qual irei fazer esse molde é que o canopy original a ser copiado é inapropriado a temperatura do meu estado(MS). No passado já usei a peça original como a que vamos copiar agora e tive tremenda dor de cabeça, pois, depois de pronto e pintado quando exposta ao sol de 40 graus daqui, assisti atônito a cabine entortar na minha frente. Essa é razão pela jamais uso peças muito grandes em vacum form. Vamos lá!
Passo 1: Construa uma caixa de madeira(compensado, fórmica,duratex, etc) ligeiramente maior que a peça a ser copiada. A base usada na foto foi feita de compensado de 4mm e recoberta com fita crepe larga para que a cera desmoldante não fosse aplicada diretamente ao compensado, propiciando assim uma superficie mais lisa e adequada para a aplicação da cera.

Passo 2: Fixe a peça a ser copiada sob esta caixa de tal forma que ela não se mova. Corte um compensado(veja a foto 2) com a conformação, com o contorno da peça e fixe-a sob a metade da peça à 90 graus. Caso você a fixe torta, a flange do seu molde sairá torta. O que não haverá problema algum, a não ser a realização pessoal de fazer o melhor possível.



Passo 3: Usando plastilínea(massinha de moldar de criança) preencha todos os espaços entre a peça a ser copiada e a flange do molde. Para tal aqueça a plastilínea amassando-a com as mãos e um secador de monokote com baixa temperatura. Faça pequenos rolinhos de plastilínea ( na espessura de um espaguete grosso)aparando os excessos com uma espátula de metal, a fim de deixa-los lisos e homogênios(os rolinhos de plastilínea). Aqueça levemente a espátula com o secador de monokote, a fim de cortar o excesso de plastilínea, deixando-a lisa.




Passo 4: Aplique em toda superficie a ser copiada uma cera desmoldante à base de carnaúba. Existem dezenas de agentes desmoldantes(o mais usado é o álcool polivinilíco)mas a cera de carnaúba é mais prática no que tange à aplicação e produz um melhor acabamento. Com um algodão de boa qualidade(sem impurezas que possam riscar a peça) passe em toda superficie gentilmente, tomando especial cuidado para não remover a plastilínea que tivemos tanto trabalho para aplicar.
Com um algodão limpo, faça o polimento da cera imediatamente após sua aplicação. Caso a cera seque você terá mais dificuldade em remover o excesso. Depois de passadas e polidas pelo menos duas demãos de cera, o modelo está pronto para receber a resina.
Passo 5: Com uma balança de precisão pese aproximadamente 100 gramas de resina e seu respectivo catalizador,( 414 usa 11% de catalizador) e mexa-a com um pincel(eu uso um pincel de uma a duas polegadas), dando especial cuidado aos cantos do recipiente em que a resina está. Caso você não mexa com perfeição, ou seja, misturando homogeniamente a resina e o catalizador, você já estará condenando o seu molde, pois a resina não se catalizará adequadamente, ficando melada, o que o impedirá de fazer a extração da peça copiada do  molde.
Passo 6: Sem perde muito tempo, adicione a resina pó de aluminio fino em quantidades pequenas(equivalente a mais ou menos uma xícara de café por vez) mexendo bem entre uma porção e outra até você obter uma pasta grossa ao ponto de quase nao cair do pincel. O ponto exato da resina se dará com sua aplicação no modelo. Se ela for muito grossa, será muito difícil de aplica-la ao modelo com pincel. Se ela for muito fina, ela escorrerá, não se fixará nas quinas vivas.
Passo 7: Comece aplicando a resina justamente nos cantos observando sua viscosidade, se escorrer está muito fina, se tiver dificuldade na aplicação está muito grossa. Catalizando de 100 em 100 gramas você não terá nenhum desperdicio, o que não acontece com as resinas de poliester.Nesta etapa é importante que você não bata com a ponta do pincel na peça encerada, pois repetidas batidas com a ponta farão com que a cera desmoldante seja removida o que impedira uma desmoldagem satisfatória e possivel dano a peça copiada.Aplique a resina como na foto,deslizando suavemente o pincel horizontalmente.

Depois de toda a superficie coberta, deixe a primeira demão secar por pelo menos 8 horas. Esta primeira camada, é a mais importante do molde. Preste muita atenção entre uma pincelada e outra para não deixar bolhas entre a resina e a peça a ser copiada.
Passo 8: Com a primeira demão totalemente seca repita o mesmo procedimento numa segunda demão. Após a segunda demão aplique sob a superficie a ser copiada o tecido de fibra de vidro especifico para molde.( Eu uso fios de fibra de vidro picados com picador adaptado a furadeira, comumente encontrados nas lojas do ramo).

Passo 9: Para essa etapa, voce irá catalizar a resina, mas não adicionará nenhuma carga , deixando-a liquida como vem na lata. Com o pincel impreguine o tecido não deixando bolhas ou partes sem resina.Repita tal procedimento quantas vezes achar necessário até seu molde ter a espessura desejada. Peças pequenas como uma carenagem, por exemplo, eu geralmente aplico de 4 a 6 demãos de fibra, mas fica a seu critério a espessura do seu molde dependendo de sua aplicação( industrial ou hobby). Só para lembrar a resina epoxy indicada e muito resistente ao calor proporcionando a você usar um forno para acelerar a sua cura, daí a importância da escolha da espessura do molde. Um molde muito fino pode se deformar sob alta temperatura o que não ocorre com um mais grosso.

Passo 10: Espere umas12 horas pelo menos para remover a flange que você usou como guia na sua primeira metade do molde.
Passo 11: Depois de removida a flange de compensado, use uma moto tool(Dremell)com uma ponta em forma de bola para fazer pequenos furos que servirão de guia para as dua metades do molde.Tem gente que usa parafuso, pino de metal, enfim, eu prefiro simplesmente fazer esses pequenos buracos que são rápidos e eficientes como guias do molde.
Após feitos os buracos que servirão de guia encere toda a superfice tomando especial cuidado para não se esquecer de passar a cera dentro dos buracos, pois,voce terá dificuldades para abrir o molde.Depois de duas ou mais camadas de cera com polimento entre elas, você repetira todo o procedimento da primeira etapa do molde.


Passo 12:Com o molde pronto use uma serra tico-tico(BOSCH HOBBY)  para cortar o excesso de fibra. Lixe com uma lixa 80 todo o molde para eliminar quaisquer pontas que possam provocar ferimentos.



Passo 13: Faça furos usando uma broca de 1/4 a uma distancia qualquer um do outro observando apenas para não furar exatamente onde estão os pinos guia do molde.Eu geralmente tiro uma foto ou marco com lapis de riscar vidro a primeira metade do molde enquanto os buracos ainda estão aparentes,mas caso você fure exatamente nos mesmos lugares que os pinos guia ainda assim não haverá nunhum problema com o seu molde ja que os furos de 1/4 tambem servirão de guia.

Para abrir o molde basta você posicionar um formão mais ou menos onde você imagina que esteja  a emenda central  e com leves marteladas atente para a rachadura que aparecerá.

Neste momento pare de bater com o martelo para não danificar a peça copiada e torça levemente o formão dentro da emenda.Parabéns, como num passe de mágica duas metades se dividirão e você está pronto para fazer sua cópia em fibra, mas isso já é assunto para o nosso próximo encontro.Até lá!


Nesta peça em especial eu usei como desmoldante alcool polivinilico( PVC),pois a cera de carnaúba acabou.Perceba o tom esverdeado da peça e a pelicula que se solta do molde.O alcool polivinilico depois de seco torna-se uma película que separa, protege o molde da resina.Para fazer uma nova peça é necessário que se lave o molde com agua que é o solvente do PVC.

26 comentários:

  1. Muito bom seu tutorial, quando fazer lhe envio um retono

    ResponderExcluir
  2. ei vc nao faz moldes de Réplicas de aeronaves para venda ? estou a procura dos moldes prontos de varios modelos ..caso vc faça, ou sabe quem faz para vender me mande um e-mail wellington629@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Andava á procura de como fazer moldes para carenagens de moto,
    este foi até a gora o melhor tutorial.
    Tirou-me muitas duvidas em pouco tempo.
    MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se vcs fazem o mode do aero ipanema agricola na escala 1/4 e quanto que fica

    ResponderExcluir
  5. o problema que eu não tenho a peça para copiar

    ResponderExcluir
  6. o problema que eu não tenho a peça para copiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, Parabéns!
      Tô fazendo uma carenagem de um helicóptero esquilo AS 355 em lsopor para meu belt CP v2.
      Qual procedimento vc me aconselha?
      Que resina e manta ou tecido uso para decha-lo o mais leve possível? Grato.

      Excluir
    2. Amigo, Parabéns!
      Tô fazendo uma carenagem de um helicóptero esquilo AS 355 em lsopor para meu belt CP v2.
      Qual procedimento vc me aconselha?
      Que resina e manta ou tecido uso para decha-lo o mais leve possível? Grato.

      Excluir
  7. Parabéns pelo tutorial! O melhor até agora. O que eu procurava era o alcool polivinilico. Eu não sabia qual era o material era e nem o nome. Muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Prezado vc tem como cofeecionar a forma de uma Fuselagem do COITE asa Baixa ? qual o valor? Grato .

    ResponderExcluir
  9. amigo vc faz a Forma da fuselagem de um Coiote asa baixa para motor 61 e qual o valor .No Aquardo Email gutosampaio58@hotmail.com .Grato

    ResponderExcluir
  10. como faço para comprar email edson-pinheiro@susepe.rs.gov.br

    ResponderExcluir
  11. Tenho formas, forma do aeromodeo Águia 46, forma do Aeromodelo Predador 46, WhatssApp (14)9 9775-9408

    ResponderExcluir
  12. Amigo tem como utilizar esta mesma técnica para fábrica moldes para cofres de gesso?

    ResponderExcluir
  13. Estou precisando de uma forma para fazer 4 pilares de gesso para mesa de jantar existe alguma forma que você tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer qualquer réplica vc precisa copiar, fazer um molde de um original. Para você copiar um pé de mesa para fazer quatro cópias, vai gastar tanta borracha de silicone que ficaria impagável, a não ser que vc vá vender algumas dezenas deles para custear seu investimento. Sugiro que vc faça com um marceneiro que tenha um torno de madeira, pois o gesso é frágil e certamente vai se quebrando com a limpeza e uso. caso vc realmente esteja decidido a gastar o que for necessário para fazer os pés da mesa, dê uma olhada nos tutorias do youtube que são mais fáceis de entender, pelo fato de serem filmados. Forte abraço.

      Excluir
  14. Gostaria de saber como é feito a assa do aeromodelo de fibra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão,as asas são feitas basicamente como as fuselagens, se diferenciando apenas pela estrutura, longarinas e nervuras, posicionadas a uma das metades do molde antes de ser fechado.Ha no youtube um tutorial da BVM JETS que mostra como é feito , não é nada do outro mundo, apenas requer trabalho e paciências.Forte abraço.

      Excluir
  15. Tem algum grupo no zap.ou no fecbuck que fale so sobre vibra

    ResponderExcluir
  16. Tem algum grupo no zap.ou no fecbuck que fale so sobre vibra

    ResponderExcluir
  17. Olá. Muito legal o trabalho. Parabéns. Trabalho a anos com fibra de vidro e é sempre bom ver outros bons profissionais. A disposição. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá!! Preciso de uma peça idêntica à essa! Acredito que seja do piper cherokee da graupner! Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. Meu email Nathalyfelipenatylipe@gmail.com por favor fico no aguardo!! Desde já agradeço

    ResponderExcluir