quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como fazer o molde para vacum Form

No momento que cheguei a minha oficina para abrir o molde da parte externa da cabine do Cherokee da Graupner um amigo me pediu para fazer um semi kit para ele, mas ele queria construi-lo com a peça original transparente.Foi ai que decidi copiar a parte interna da cabine e este e o nosso tema de hoje.Com a peça transparente ainda dentro do molde passei duas camadas de cera de carnaúba com algodão polindo a cera entre uma demão e outra.

Passso 1-Com uma balança eletrônica pesei 100 gramas da resina 414 e 11% de catalizador.

Passo 2- Com um pincel mexi cuidadosamente a resina para não deixar nem uma só gota de catalizador sem ser misturado.

Passo 3-Com um coador comun facilmente encontrado nas lojas de tinta coei o pó de alumínio fino diretamente ao pote de resina ja catalizada - jamais adicione algo a resina antes de mistura-la ,pois tal procedimento pode alterar a catalização e condenar seu molde - vá adicionando pó de aliminio coado e mexendo com uma espátula de metal(a minha é uma serra velha cortada) até atingir o ponto desejado,bem grosso.( aplique nos cantos e veja se escorre com facilidade ou não).

Passo 4-Com o mesmo pincel que você mexeu a resina aplique-a a peça a ser copiada tomando especial cuidado nos cantos para evitar bolhas.Evite tambem bater com a ponta do pincel, pois, os pelos pontudos podem remover a cera de carnaúba e dificultar a extração da peça.Com movimentos horizontais passe a resina por toda a peça a ser copiada e deixe secar por umas 8 horas.


PRONTO!

4 comentários:

  1. bom dia parabens,estava precisando de uma materia assim,eu tenho formas de fibras para vasos,mas só tenho a parte de fora e eu precisava fazer a parte de dentro ,se voce pudesse me ajudar com algumas dicas de como fazer esta parte de dentro me ajudaria muito,obrigado por favor responda preciso urgente,Rogerio meu email é rmlajes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro. Parabéns e obrigado por compartilhar informações conosco.
    Sobre o pó de aluminio, onde posso conseguir, pois já tentei em várias casas do ramo (resinas) sem sucesso.Se puder, meu emai : wandejau@hotmail.com
    Saudações aeromodelisticas !!

    ResponderExcluir