segunda-feira, 13 de junho de 2011

Laminação em fibra de vidro


A laminação em fibra de vidro é sem dúvida uma das mais prazeirosas partes do aeromodelismo.A liberdade de fazer e reproduzir quantas vezes quiser ,parcial ou totalmente uma peça nos traz infinitas possibilidades de explorar um projeto.Ao contrário do que você ouve por ai a laminação é simples e divertido.

Passo 1- Com um algodão passe a cera desmoldante por todo o molde por pelo menos três vezes polindo entre uma demão e outra.

Passo 2- Catalise 50 gramas da resina LY 5052 e misture bem.Adicione aos poucos AEROSIL(pó fino e leve) facilmente encontrado nas lojas do ramo até conseguir uma consistência de pasta de dente.
Passo 3- Com um pincel aplique a mistura nos cantos do molde onde o tecido de fibra de vidro não fara contato.A função do aerosil é impedir que bolhas se formem entre o molde e o tecido.

Passo 4-Corte tecido de 2 OZ e com cuidado posicione-o dentro do molde.Catalise mais 50 gramas de resina e pacientimente comece a impregnar o tecido.Não se preocupe com o peso neste momento.

Passo 5- Depois de toda a lateral do molde estar coberta com o tecido impregnado, corte um pedaço de tecido que preencha o espaço do fundo do molde impregnando-o com resina.

Passo 6- Com a primeira camada de 2OZ perfeitamente adaptada ao molde aplicaremos uma outra camada de 6 Oz. A espessura dos tecidos usados no seu molde ficam por conta de suas proprias escolhas já que o segredo da laminação está justamente na escolha do tecido.A perfeita combinação de tecidos fará com que uma mesma peça tenha diferente peso e resistência.Caso você não tenha um tecido de 6 OZ você pode combinar dois de 3OZ ou três de 2 OZ. A sua experiência o ajudara nesta escolha.Caso você queira copiar a quantidade exata de tecido usada por algum fabricante de aeromodelo basta pegar um pedaço descartado e atear fogo nele.Ao queimar a resina as camadas de tecido aparecerão separadas e serão facilmente identificadas por você. Com as camadas de tecido perfeitamente assentadas ao molde é hora de tirar o excesso de peso.Para tal use um secador de MONOKOTE combaixa temperatura e direcione-o para dentro do molde. A resina que já esta secando voltará a ficar liquida.
Passo 7- Com a resina aquecida e levemente mais liquida,aplique rapidamente antes que ela seque uma folha de papel toalha de cozinha e com o pincel seque o excesso de resina.Repita este procedimento quantas vezes achar necessário.Evite secar demais o tecido ,pois pequenos furinhos ocorerão dificultando o acabamento.
Passo 8- Espere a resina secar por pelo menos 24 horas e corte o excesso de tecido usando a flange do molde como guia.
Pronto, sua peça está feita.Para extrai-la do molde use ar comprimido e uma ferramenta de plástico para não danificar o molde.Agente se vê.

Um comentário: